Medicina
Endocanabinóide

Dor Crônica

Estima-se que cerca de 37% da população brasileira sofra de
dor crônica, segundo dados da Sociedade Brasileira para Estudo da Dor (SBED).De acordo com a Organização Mundial
da Saúde (OMS), a dor crônica afeta mais de 1,5 bilhão de pessoas em todo o mundo, tornando-se um problema global de saúde pública. Estudos científicos têm demonstrado que os canabinóides presentes na cannabis, especialmente o CBD (canabidiol) e o THC (tetra-hidrocanabinol), têm propriedades analgésicas e anti-inflamatórias.

Uma revisão de estudos publicada no Journal of Pain Research concluiu que a cannabis medicinal pode ser eficaz no tratamento da dor crônica, especialmente em condições como neuropatia, artrite e fibromialgia. Muitos pacientes que sofrem de dor crônica enfrentam desafios significativos no gerenciamento dos sintomas com tratamentos convencionais, como analgésicos opioides, que podem ter efeitos colaterais graves e potencial de dependência.

Os óleos de cannabis medicinal oferecem uma alternativa promissora, proporcionando alívio dos sintomas sem os riscos associados aos medicamentos convencionais. Pesquisas de satisfação do paciente indicam que uma proporção significativa de indivíduos que utilizam cannabis medicinal para dor crônica relata melhora na qualidade de vida e na capacidade de gerenciar seus sintomas. Um estudo conduzido pela Universidade de Michigan descobriu que 80% dos pacientes com dor crônica relataram uma redução nas doses de opioides após iniciar o uso de cannabis medicinal.