Medicina
Endocanabinóide
Saúde Mental
Segundo dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) do IBGE, cerca de 23% da população brasileira sofre de algum transtorno mental, como ansiedade, depressão ou transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que os transtornos mentais afetam mais de 450 milhões de pessoas em todo o mundo, tornando-se uma das principais causas de incapacidade.
Estudos científicos sugerem que os canabinóides presentes na cannabis, especialmente o CBD (canabidiol), podem ter efeitos positivos no tratamento de transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Alguns pacientes que sofrem de transtornos mentais relatam uma redução na necessidade de medicamentos psicotrópicos tradicionais, como antidepressivos e ansiolíticos, após iniciar o uso de cannabis medicinal.
Um estudo publicado no Journal of Clinical Psychology in Medical Settings descobriu que pacientes com transtorno bipolar que utilizaram cannabis medicinal relataram uma redução significativa nos sintomas de ansiedade e depressão, além de uma diminuição na frequência e na gravidade dos episódios maníacos e depressivos. Pesquisas de satisfação do paciente sugerem que o uso de cannabis medicinal para transtornos mentais pode estar associado a uma melhora na qualidade de vida, incluindo redução do estresse, melhora do sono e aumento da capacidade de lidar com os desafios do dia a dia.